Sua imagem e comportamento no mundo virtual importam, e as empresas estão atentas, principalmente às redes sociais
A comunicação virtual faz parte do nosso dia a dia há alguns anos, e se intensificou bastante com a pandemia. Estamos vivendo tempos desafiadores na saúde, na economia, na política, e isso se reflete no comportamento das pessoas, principalmente nas redes sociais. Os ânimos estão cada vez mais exaltados e qualquer “deslize” provoca um verdadeiro linchamento virtual, com consequências diretas na vida real.
Cada vez mais se faz necessário para as empresas e pessoas terem contas nas redes sociais, que funcionam como uma vitrine. E justamente pelo poder de disseminação de informações em tempo real, deslizes na imagem e no comportamento são amplificados. E é muito difícil consertar o estrago depois, assim como tentar juntar as plumas de um travesseiro jogadas do alto de um prédio. Por isso a atenção deve ser redobrada.
Evite fazer postagens ofensivas, que demonstrem algum tipo de preconceito, reclamações, e publicar fotos de outras pessoas sem autorização, principalmente de crianças e clientes. Jamais fale mal do seu trabalho, colega ou da empresa concorrente na internet. Advogados trabalhistas alertam: a empresa pode demitir por justa causa se a má conduta na internet denegrir sua imagem. E sabemos que cada funcionário é um cartão de visitas da empresa, não é mesmo? E nada de ficar utilizando as redes sociais durante o horário do expediente se o seu trabalho não estiver relacionado a isso. Demonstra improdutividade.
É primordial se ter em mente que as regras de convivência são as mesmas na vida real e na internet. Algumas dicas úteis para usar a tecnologia a seu favor:
REUNIÕES ONLINE
Assim que ingressar em uma reunião online, cumprimente as pessoas e desative o som. Só o mantenha ativo quando for falar, para evitar inconvenientes;
Se arrume durante os encontros online da mesma maneira como se estivesse presencial. O ato de se vestir apenas na parte de cima já produziu centenas de gafes;
Organize o ambiente que aparece na câmera e ajuste a iluminação.
Evite compartilhar correntes e adicionar pessoas em grupos sem consentimento prévio;
Evite mandar mensagem fracionada. Procure escrever em um texto curto e objetivo o que deseja;
Salvo casos de urgência, evite mandar mensagens antes das 8 da manhã e após às 18 horas, durante a semana, no caso de interações profissionais. Evite em qualquer horário durante finais de semana e feriados.
REDES SOCIAIS
Nunca copie e publique conteúdos de outras pessoas sem autorização;
Evite postar reclamações, ofensas e indiretas;
Jamais publique fotos de outras pessoas sem antes pedir autorização.