O seu comportamento no aplicativo é muito importante para criar uma boa imagem profissional e evitar atritos.
Quando começou a operar no Brasil, há 13 anos, o WhatsApp abriu as portas para o envio gratuito de mensagens. Era a melhor alternativa contra os preços cobrados pelas operadoras para o envio de um único SMS. Para 96% dos brasileiros, o WhatsApp é o seu aplicativo de mensagens favorito e 86% o abrem todos os dias.
O Brasil é, de longe, o maior mercado para WhatsApp fora da Ásia. Dados de 2021 apontavam 120 milhões de contas no WhatsApp no país, o que coloca os brasileiros em segundo lugar no mundo em número de usuários, atrás apenas da Índia. E a previsão é que esse número chegue a 147 milhões em 2022.
Hoje, é uma das principais ferramentas de comunicação profissional, substituindo inclusive as ligações e, apesar de ser um pouco mais informal do que um e-mail, é importante que sejam seguidas algumas regrinhas de convivência para utilizá-lo da melhor forma possível.
Antes de tudo, sempre inicie uma conversa ou comece respondendo com cumprimentos: “olá, bom dia”, “Boa tarde, tudo bem? ”. Isso é básico, mas percebo que muita gente se esquece e vai direto ao assunto, o que pode ser encarado como grosseria e falta de educação.
É importante que a foto do seu WhatsApp seja do seu rosto, olhando para a lente, nítida, e sem barreiras de comunicação como óculos de sol ou filtros. Isso demonstra profissionalismo e cria conexão com quem se conversa. Evite fotos de animais, objetos e fotos com outras pessoas.
É preciso respeitar os horários. Há alguns anos, quando um telefone tocava após as 8 da noite, já se atendia preocupado que algo ruim teria acontecido. Hoje, vejo profissionais mandando mensagens para colegas de trabalho meia noite, ou 4 da manhã, por exemplo. Claro que existem exceções, como no caso de emergências, mas via de regra sempre se comunique com clientes e colegas de trabalho dentro do horário comercial. Finais de semana e feriados devem ser evitados a todo custo. Se você lembrar de alguma pendência, anote e espere até o próximo horário útil para enviar. Receber demandas de trabalho durante os momentos de descanso gera ansiedade e estresse nas pessoas.
Não compartilhe correntes, piadas, boatos e jamais inclua alguém em listas ou grupos sem antes pedir autorização.
Evite interromper ou mudar de assunto antes que o anterior esteja encerrado.
Procure escrever a mensagem inteira e enviar de uma vez ao invés de mandar várias frases fragmentadas. Tem pessoas que mandam 10 mensagens curtas para falar uma única informação.
Mesmo sendo um meio de comunicação um pouco menos formal, é preciso usar o português correto se quiser causar uma boa impressão. Além disso, confira o texto antes de enviar, para ver se não falta alguma informação ou se o corretor ortográfico fez alguma alteração.
Evite escrever gírias e abreviações. A outra pessoa pode não entender.
Não chame ninguém por apelidos (querida, flor, amore) sem ter intimidade para isso. Acredite, forçar intimidade não te fará ser mais gentil e a maioria das pessoas não gosta.