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Sua imagem profissional é positiva?

Transmitir uma boa impressão é essencial. Conheça os quatro elementos indispensáveis para uma imagem profissional positiva.




O conhecimento técnico e o talento para desempenhar o trabalho são essenciais. No entanto, para se destacar no mercado de trabalho, apenas isso não é mais suficiente. As empresas buscam colaboradores que possam representá-las em diversos contextos, e os clientes ficam encantados com um atendimento acolhedor e de excelência. Por isso, é imprescindível que o profissional preste atenção em quatro elementos indispensáveis para se transmitir uma imagem positiva no trabalho: vestimenta; linguagem corporal; comportamento; e comunicação.


1) Vestimenta adequada ao local e cargo que se ocupa.


Já dizia o ditado que uma imagem fala mais do que mil palavras. A vestimenta condizente com a mensagem que se deseja transmitir é grande aliada para estabelecer uma reputação positiva, porque as pessoas formam suas primeiras impressões em apenas seis segundos. Quase que num piscar de olhos, estão formando julgamentos sobre suas competências, personalidade e valores. E essa impressão é muito difícil de ser modificada.


Em 1920, o psicólogo americano Edward Lee Thorndike descreveu o que chamou de "efeito halo", ou seja, criada uma primeira impressão global sobre uma pessoa, temos a tendência para captar as características que vão confirmar essa mesma impressão. Nos processos de avaliação de desempenho, por exemplo, o efeito halo é a interferência causada devido à simpatia que o avaliador tem pela pessoa que está sendo avaliada.


2) Linguagem corporal: sua postura no dia a dia.


Mãos dentro dos bolsos são vistas como falta de confiança, braços cruzados durante uma conversa são interpretadas como desinteresse. A linguagem corporal adotada no dia a dia transmite muitas mensagens, e precisa inspirar confiança. É importante se levantar para receber alguém, jamais ficar “largado” na cadeira enquanto trabalha e, principalmente, é fundamental manter contato visual em toda e qualquer conversa. Além disso, sorrir mais não custa nada, não é mesmo?


3) Atitude e comportamento: como você pensa e age.


Não se engane: aquele profissional que é sempre do contra, que não dá bom dia quando chega, que conta piadas preconceituosas, ou que usa a copa e não lava o que sujou é sim visto com maus olhos. As empresas contratam pelas habilidades técnicas e demitem pela falta de habilidades comportamentais.


Segundo a Harvard Business Review, a inteligência emocional é responsável por quase 90% das movimentações de carreira nas situações onde QI e habilidades técnicas são aproximadamente semelhantes entre candidatos.


4) Conversa e idioma: como você se comunica e envolve os outros.


Uma boa comunicação é fundamental para a execução de qualquer trabalho, afinal de contas ninguém faz nada sozinho. E não acontece apenas “cara a cara”, envolve e-mails, mensagens, chats e telefonemas. Estudo realizado com 300 empresas pelo PMI (Project Management Institute Brasil), afirma que 75% das organizações que participaram da pesquisa, em média, definiram que a fraca comunicação no ambiente de trabalho foi o principal motivo do fracasso em várias atividades internas. Por isso, é fundamental que o diálogo seja claro, para que o receptor interprete de forma correta e, assim, se chegue ao resultado esperado.



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